Artigos

Os quatro perfis de jovens empresários empreendedores encontrados no Brasil e no mundo

Os quatro perfis de jovens empresários empreendedores encontrados no Brasil e no mundo

Diante das diferenças e semelhanças observadas nos valores e ideologias dos jovens empreendedores, tanto em relação aos demais integrantes da Geração Y quanto na comparação internacional, é possível agrupá-los em perfis bem definidos de empreendedorismo. Esse processo, denominado análise de cluster, consiste na divisão do universo pesquisado em fragmentos menores, quando são formados grupos com um bom nível de homogeneidade entre si e suficientemente heterogêneos entre os demais. A partir desse olhar, espera-se poder entender melhor as diversas facetas que compõem o grupo de jovens empreendedores no Brasil e nas demais cidades pesquisadas. Dessa análise, resultaram quatro grupos de jovens empreendedores: Inovadores, Optantes conscientes, Sustentáveis e Centrados.


Sustentáveis: mais casados e com filhos. A maioria montou o próprio negócio, embora também sejam funcionários de empresas. Testemunhal: “Acredito que meu negócio pode fazer a diferença para a sociedade. Procuro tomar decisões através de planejamento, sempre com olhar positivo e buscando oportunidades. Sou ativo em questões ambientais, sociais e éticas. Ter um negócio próprio é buscar crescimento profissional, liderança e independência”.


Optantes conscientes: mais mulheres e sem filhos, embora valorizem muito a família. A maioria montou o próprio negócio – uma parcela de herdeiros, embora também sejam funcionários de empresas. Testemunhal: “O negócio próprio é uma opção que encontrei por falta de perspectiva no mercado atual... Também consigo conciliar aspectos que valorizo como qualidade de vida, independência e segurança financeira. Costumo planejar antes de agir, buscando orientação... E me considero relativamente ativa em questões sociais e ambientais. Hoje me sinto realizada!”. Centrados: mais homens, casados e com filhos. É o primeiro negócio e a maioria montou a própria empresa – uma parcela de herdeiros.


Testemunhal: “Vivo um dia de cada vez, me concentrando no presente, que é a minha realidade e não no futuro. Minhas decisões são responsáveis, baseadas em planejamento e orientação, pois quero me sentir seguro, sem ameaças a minha estabilidade financeira”.


Inovadores: mais homens, casados e com filhos. É o primeiro negócio e a maioria montou a própria empresa – uma parcela de herdeiros. Testemunhal: “Sou decidido e costumo me arriscar. Sou mais de agir que planejar, buscando sempre novas soluções, mais modernas, criativas, nada tradicional. Quero estabilidade financeira e crescimento profissional, com liberdade e independência. Sou comprometido, mas preciso de retorno. Atualmente me sinto realizado!”.


 


Fonte: PUBLICAÇÕES SISTEMA FIRJAN

Advem 7 tem a finalidade de fortalecer e divulgar empresas, profissionais liberais e autônomos da nossa igreja, para que assim os irmãos possam crescer, aprender e ter uma boa gestão dos negócios e ter onde buscar os profissionais que temos entre nós. Oferecendo um site na internet de fácil e rápida navegação para pesquisa.

Facebook
Contato
Rua Coronel Bento José de Carvalho, 340
CEP:03516-010
São Paulo - SP